3 Rituais de Cerimônia no Casamento
Foto: Divulgação Liandra Zanette
Olá noivinhos!
Já ouviram falar de rituais de cerimônias nos casamentos?
A celebrante Liandra Zanette trouxe para nós da RJ Weddings algumas opçõess para selar a união do casal neste momento único.
“A escolha de rituais na cerimônia normalmente é feita por casais que se identificam com a simbologia ou que desejam ter um elemento duradouro do casamento (compromissos da rosas, por exemplo). Há também uma minoria que opta pelas cerimônias com rituais pois desejam que as cerimônias sejam diferentes, bem fora do tradicional e entendem que os rituais trazem beleza e diferenciação. ” – Liandra Zanette
1) Cerimônia das Velas:
Foto: New Weddings Inspiration
Temos três velas, ideal que sejam duas menores e uma maior ou duas mais finais e uma mais grossa. As velas são acesas, simbolizando a luz da vida deles, uma opção bonita é que sejam os pais ou quem os represente a acender as velas. E o casal acende a terceira vela na simbologia que agora as vidas se unem e acendem uma chama única, um caminho único e as velas do casal são apagadas para que prevaleça agora o sentido do nós e não mais do eu.
2) Cerimônia do Cordão de 3 Dobras e Cerimônia Handfasting:
Foto: Divulgação Liandra Zanette
O cordão de 3 dobras tem origem na passagem bíblica que está em Eclesiastes, capítulo 4, versículo 12 (E, se alguém prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; e o cordão de três dobras não se quebra tão depressa) que é usado como referência ao casal e a presença de Deus na vida deles. Muito usado em cerimônias de religiões evangélicas. É interessante pedir ao casal para trançar as cordas mostrando na prática o quando as 3 cordas juntas são mais fortes do que cada uma individualmente. Podemos usar as cordas trançadas junto às mãos do casal para abençoar as alianças.
A cerimônia handfasting também se utiliza de cordão, cordas ou tecidos, não precisam ser 3, pode ser um só ou até vários. As mãos são unidas (as alianças podem estar na mão ou não) simbolizando a união do casal, e como as mãos são sempre o ponto de contato, faz-se uma reflexão sobre as mãos.
3) Cerimônia das Areias:
Foto: Divulgação Liandra Zanette
A finalidade do ritual das areias é incorporar à cerimônia de casamento um elemento que represente o amor e a união do casal sob a benção de suas famílias e amigos.
As areias, depois de misturadas, não podem ser separadas. Elas se unem, se misturam, se completam. Esta é a simbologia do casamento: união eterna.
Cada grão de areia é como os momentos, os sentimentos, as situações vividas pelo noivo e pela noiva. Agora, eles se unirão e passarão a ter uma só vida composta de toda história vivida antes e a nova história que passam a construir juntos.
(Liandra)
“O que agrega beleza aos rituais é a forma como o celebrante conduz o momento, é ele usar referências do casal para o momento não se tornar apenas uma repetição de textos prontos, mas que faça sentido para a realidade de vida do casal”.